Consciência Negra em Manguinhos
“Numa sociedade racista não basta não ser racista, é preciso ser antirracista”.
Frase da filósofa americana Angela Davis
Com esse pensamento nos unimos e realizamos o nosso dia em comemoração ao Dia da consciência Negra. Comemoração esta muito esperada por nossos vizinhos e demais moradores da Favela de Manguinhos que considera nosso evento um marco na comunidade todo o dia 20 de novembro.
Ainda que no ano passado não pudemos nos reunir presencialmente, em virtude da pandemia do Covid-19, este ano um lindo encontro foi realizado com os alunos, voluntários, pesquisadores, equipe e moradores de Manguinhos para divulgar o poder e a ancestralidade do povo negro e comemorar a luta da consciência negra.
Nossa programação teve espaço para poesia, arte, jogos…
E nas calçadas de Manguinhos jovens integrantes do grupo Música na Calçada cantavam e tocavam um repertório especialmente escolhido para esse dia.
Uma participação especial da nossa querida Celeste Estrela, ela que é atriz, cantora, poetiza e autora do livro Coroação Preta.
Nos presenteou com poesias e canções de sua autoria. Linda representação da Mulher Negra no território de favela.
Os moradores também puderam retirar seu Álcool em gel e máscaras, reforçamos neste ato a importância que temos em continuar seguindo os protocolos sanitários.
Dia marcante para cada que passou pela Rua Dr. Luiz Gregório de Sá, prestigiou o evento e participou reforçando nosso espaço e fala acerca dos direitos que precisam ser garantidos pelo poder público.
E que venham mais dias assim, onde nossas crianças podem ter acesso as brincadeiras de rua e a liberdade de ir e vir.
Equipe de trabalho e os demais que se achegaram fortalecendo esse dia e nossa luta por dias melhores.
Em nossas mídias sociais você fica por dentro das atividades no momento em que estão acontecendo e querendo ter acesso a mais emoções deste dia, confira nossos destaques no Instagram Espaço casa viva