Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the all-in-one-wp-security-and-firewall domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/redeccap/www/wp-includes/functions.php on line 6121
1ª apresentação trimestral Escola de Música de Manguinhos – EMM_2023 – RedeCCAP
1ª apresentação trimestral Escola de Música de Manguinhos – EMM_2023

“Para nós, “Anunciação”, faz pensar no quanto é preciso trabalhar em equipe para uma música nascer e para o arranjo ficar bonito…”

“Nas aulas, nossa escolha de música foi caótica. Muitas ideias, muitas sugestões, muita animação…”

“… A cada folha (de um trevo -título da música apresentada na sequência-) é atribuído um significado: Esperança, Fé, Amor e Sorte. E é exatamente com todos esses sentimentos entrelaçados que compartilharemos com vocês este arranjo vocal que fizemos com os alunos de canto. E desejamos para todos nós, muita esperança, fé, amor e sorte.”

Estes são trechos de frases ouvidas na manhã do último sábado, dia 27 de maio, no auditório do Espaço Casa Viva, que marcavam a Primeira apresentação trimestral da EMM (Escola de Música de Manguinhos), e estas contextualizações eram prenúncias envolventes às chamadas para cada uma das apresentações das turmas e dos alunos das aulas ministradas no Espaço.

Para tanto, a prazerosa manhã contou com a mediação de Jeanine Bogaerts (apoio pedagógico) e Raminson dos Santos (professor de teclado), quem alegremente noticiava as chamadas e nos dava informações sobre destaques, como o da aluna Bruna Rafaely, que começou na turma de musicalização e agora também está tocando cavaco e bateria.

Assim, a eufônica “casa cheia” reuniu familiares e convidados para um momento emocionante, com o proposito de consumir arte e criticidade, se valendo ainda como uma propícia circunstância para os alunos “calejarem” o aprendizado.

Com a missão, a manhã correu pelas músicas:

  • “Garota de Ipanema” (Tom Jobim e Vinícius de Moraes);
  • “Anunciação” (Alceu Valença);
  • “Trevo” (Ana Caetano e Tiago Iorc);
  • “Bendito Senhor” (Autoral de Jorge Augusto Bezerra – aluno de violão);
  • “Pra matar o preconceito” (Manu da Cuíca e Raul de Dicaprio);
  • “Ele não desiste de você” (Marquinhos Gomes);
  • “Comportamento geral” (Gonzaguinha);
  • “Várias queixas” (Germano Meneghel, Afro Jhow e Narcizinho – ritmo Ijexá Áfricano);
  • Mash up de “Smoke on the seven waters” com “O descobridor dos sete mares” (respectivamente: Deep Purple e Michael e Gilson Mendonça);
  • “Isn’t she lovely” (Stevie Wonder);
  • “Ai que saudade d’ocê” (Vital Farias).

Como há de ser, contou novamente com repertório bem diversificado, versando da MPB ao Rock, passando pela escolha de música gospel com tento de conciliar o cavaco ao gênero à escolha de música autoral de um aluno da EMM. Sempre tendo como norte os agentes de denúncia e transformação social que se quer fortalecer, a apresentação ressoou refrãos como:

“Falam que meu cabelo é ruim
É bombril, toin-oin-oin, é pixaim
O olhar tipo porta de serviço
É um míssil invisível contra mim

Sou criola, neguinha, mulata e muito mais, camará
Minha história é suada igual dança no ilê
Ninguém vai me dizer o meu lugar”

Da música “Pra matar o preconceito”, interpretada na manhã pelo Grupo Música Na Calçada, grupo formado em resultado das oficinas de educação musical do Espaço Casa Viva -sempre atentos às questões sociais-.

E a letra de “Comportamento geral”:

“Você deve notar que não tem mais tutu
E dizer que não está preocupado
Você deve lutar pela xepa da feira
E dizer que está recompensado

Você deve estampar sempre um ar de alegria
E dizer: tudo tem melhorado
Você deve rezar pelo bem do patrão
E esquecer que está desempregado”

Canção do vulto da música “Gonzaguinha”, que critica o comportamento de apatia, de submissão, comum em nossa sociedade, que faz com que muitas vezes acabemos por aceitar injustiças e sejamos docilizados.

Não se valendo o encontro só de apresentações musicais, os presentes ainda puderam conhecer o instrumento Lap steel, que segundo o aluno, dono do instrumento, é um item típico que só se encontra no Rio Grande do Sul e é uma guitarra originária do Havaí.

Outra distinção importante é a apresentação da música “Bendito Senhor”, uma composição de um atual estudante da turma de violão, como sinalizado acima, chamado Jorge Augusto Bezerra, que foi selecionada para a apresentação, em consenso na turma, por ser uma oportunidade de abordar diversos assuntos musicais e, ao mesmo tempo, vivenciar o processo da produção musical, desde a feitura da composição, o processo de acertar os detalhes, de como executá-la nos ensaios e, finalmente, a culminância na apresentação abertamente pública.

O Espaço Casa Viva e a EMM entendem os momentos de alegres horas para muito além da prática, como um marco que aguça os alunos em diversas frentes, de forma a estimular outras competências, como as inteligências socioemocionais, interpessoal e prática… E estimula com entusiasmo as iniciativas dos discentes!

Assim, mais uma vez firmando que “Um novo fazer musical” é coisa de Manguinhos, da EMM, do Espaço Casa Viva, se ressoa em uníssono os desejos para todos: “trevo“.

E que se apropriar da cultura e da cidadania é falar de potencia em território de exclusão!!!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.