Oficina Portinari
Ensino da Arte: potências, espaços e lugares de experiências e aprendizados
Sob a inspiração do pintor Candido Portinari que pronunciou:
“ Devemos pintar como sentimos, mas devemos saber pintar o que sentimos”; surge a
Oficina Portinari na perspectiva de que a arte faz parte do cotidiano.
Fundamentos Pedagógicos Aplicados II
Na educação artística de pintura e desenho o fundamento da Ludicidade sempre se
aplica como metodologia da aprendizagem. Etimologicamente Ludicidade vem da
palavra latina “ludus” que significa jogo.
Na prática das trocas e momentos de prazer se dá o aprendizado.
Promovendo a integração dos envolvidos propiciando uma experiência de plenitude;
vividas e sentidas. Repleto de fluidez, de fantasia, de imaginação e sonho.
A sedimentação do conhecimento, passa por este momento lúdico; que aguça a
curiosidade, a criatividade e a autonomia no fazer.
E porque apresentar esta possibilidade ás crianças?
Arte de Ver, Arte de potencializar
“ para o ensino da arte a leitura, as experimentações, o diálogo e a ludicidade se
tornam a base de uma educação estética, provocadora de sentidos e
significados na criança que afeta a sua interpretação de mundo.”
A cor deve fazer parte do universo infantil e da construção das suas experiências para
a vida.
Então surge a metodologia a Arte de Ver Manguinhos com o propósito de desenvolver a criatividade artística em
sobre posição á violência que tanto assusta e oprime as crianças de Manguinhos. Implemetou-se neste ano trabalhos
manuais para que o contato e o estimulo artístico funcione como um elemento motivador, diminuindo o estresse e promovendo um relaxamento das mentes. Assim é possível o início dos trabalhos com alegria.
Sob o impacto das diversas formas de violências que acomete o cotidiano da favela, por vezes fica difícil para tão tenras vidas compreender tanta crueldade limitadora de sonhos.
Neste momento a Cor traz alegria e como um escape traz suavidade e compreensão.
Mas o desafio de 2019 foi cartografar Manguinhos, e então estratégias de proteção e cuidado com as crianças foram
necessárias. Não seria possível uma incursão nas ruas da favela com as crianças devido o alto índice de violência. As ruas não se apresentaram seguras para as crianças.
Então como fazer?
A proposta surge quando em um dia de enchente nas ruas de Manguinhos e em mais um dia de tiroteios na favela, as próprias crianças chegam contando sobre as ruas e as referencias da favela. Imediatamente, foi feito uso do computador e pesquisando as fotos das ruas que as crianças apontaram surge uma cartografia inédita.
Metodologia: Estilização
Aproximando diversas tecnologias de acesso, decidiu- se nas rodas de conversa estimular conversas, pesquisando na internete, buscando fotografias e utilizando técnicas de transferência para as telinhas de tecido, com papel carbono, t, lápis e pintura.
Nas aulas as cores nas suas dimensões primárias, secundárias, e, mesmo terciárias,
permite que ao fazer desenhos, pinturas e atividades manuais, facilite o estímulo
para a liberação do potencial criativo, uma conscientização de preservação do
ambiente e uma proposta de harmonia quando se pensa na estética.
Noções técnicas como projeção, perspectivas, cortes e outros, fazem parte
desta formação. Porém vale ressaltar que a ludicidade conduz e comanda este rico
momento.
CURSO OFERECIDO:
O curso oferecido é:
Curso Ide Desenho e Pintura (com técnicas de estilização, pintura, colagem,
dobradura,…) para crianças de 8 a 12 anos)
Estratégias de Curso :
- Noção da natureza das cores primárias, secundárias e terciárias;
- Noção de perspectiva;
- Noção de proporção;
- Noção de técnica de recorte e colagem;
- Noção de técnica de cartonagem;
- Desenho com giz seco em lousa de cimento; e
- Manuseio com massa biscuit.