Fotos do Evento de
Comemoração da Consciência
Negra!
No evento..
Início:
Foi apresentado um vídeo em homenagem aos Negros que conseguiram vencer na vida, não só dos negros famosos na tv, mas também, dos negros que estão próximos a nós, que são nossos queridos profissionais negros do Espaço Casa Viva, como a Beth Campos, premiada diversas vezes pelo empenho e cidadania, outros colaboradores como os queridos Bárbara, Denise, Bira e Raquel, que conquistaram o sucesso através de esforço e estudo, mesmo que tardio para alguns. Professores estudantes da UFRJ que hoje contribuem para o aprendizado das crianças do Casa Viva, dentre muitos outros não citados no vídeo, mas que são guerreiros e que estão de parabéns pelo empenho em manter a produtividade e o crescimento do Espaço Casa Viva!
Logo depois:
Foi feita uma homenagem à Elenice, uma das precursoras do Espaço Casa Viva, que faleceu no ano de 2007. A coordenadora do Espaço Casa Viva, Beth Campos, companheira dela de sonhos e idéias que beneficiassem as crianças da comunidade, e também grande amiga pessoal de Elenice, escreveu um pequeno poema em homenagem à amiga que se foi, o nome dado ao poema foi “Super Ação”.
Foi feito um banner do poema, que está pendurado no auditório e uma flâmula, a ser entregue à família da Elenice, o marido dela, nosso querido Leonídio e sua filha, Ester.
Em seguida:
As Crianças da Oficina Portinari apresentaram um teatro sobre dicotomias entre negros e brancos, questionando pequenos preconceitos já entranhados na nossa cultura, como por exemplo: por que a pomba branca simboliza paz, e o urubu, que é preto, simboliza coisas ruins. Por que o cabelo liso é bom, cacheado também, mas “pixaim” é considerado ruim, “palha de aço”?
Depois:
Alunos das aulas de batuque e dança fizeram um Bloco de Música e tocaram pela comunidade até chegar à Rede CCAP. Foi muito divertido!
Finalmente:
Por volta de 12h o Bloco chegou à Rede CCAP e foi servido uma feijoada a todos os participantes do evento!