Fechando com chave de ouro

dezembro 19th, 2016

No último dia 12 de dezembro a Oficina Portinari encerou suas atividades em 2016 com uma linda homenagem a Manguinhos, 2222: Cidade que queremos é uma peça teatral criada e encenada pelos alunos que contar como eles querem ver Manguinhos.

“Quando se pensa em comunidades nesta época logo associamos a um lugar de cultura, lazer, protagonismo! A peça encenada pelos alunos retrata isso. 2222: Cidade que queremos conta como a sociedade passou ver favelas e como elas se organizaram e se tornaram eixo principal de criação de cultura, lazer e de sustentabilidade”. diz professor: Ubirajara Rodrigues.

A peça foi inspirada em uma maquete de Manguinhos confeccionada 2010 pelos alunos daquela ano.

Maquete de Manguinhos

Encenando um progrma de palco

Wendel uns dos alunos que confeccionou a maquete se passando com tataraneto

Música na Ciência

dezembro 12th, 2016

No dia 10/12 a tenda da ciência novamente abriu suas porta para receber o Espaço casa viva e seu último ato da Escola de Música de Manguinhos em 2016, com músicas e arranjos majoritariamente produzidos em sala os alunos cantaram e encantaram familiares, amigos e convidados. #30anosredeccap

Um dos grupos que deram um show.

Um dos grupos que deram um show.

Arquibancada cheia de parentes e amigos.

Arquibancada cheia parentes e amigos.

Criança faz música sim! e muito bem.

Criança faz música sim! e muito bem.

#RedeCCAP 30 anos

novembro 25th, 2016

No último sábado (19) aconteceu a comemoração do dia da Consciência Negra, realizado pela REDECCAP. O tradicional evento também iniciou as atividades de comemoração dos nossos 30 anos de trabalho, resistência e esperança em territórios de favela, e em Manguinhos especialmente. A nossa instituição luta junto com a comunidade pela ampliação e garantia dos direitos humanos, apontando para a construção de um horizonte cada vez mais democrático e justo para todas e todos. O dia 20 de novembro marca a luta do povo negro, do povo de favela e da resistência. Seguimos juntos e cada vez mais unidos! #RedeCCAP30Anos

consciencia-negra-2-amplifica-direitos-52 consciencia-negra-2-amplifica-direitos-70 consciencia-negra-2-amplifica-direitos-112

Apresentação da Escola de Música

novembro 11th, 2016

Resumo das principais atividades do mês de Outubro

novembro 10th, 2016

Boletim de Outubro

Terapia da Griôs

outubro 28th, 2016

A prática terapêutica objetivava a criação da harmonia , paz e bem estar sentimental, emocional , psíquico e espiritual. No dia 27/10 as Griôs de Manguinhos tiveram novo contato com arte do biscuit aos cuidados da facilitadora Elaine Gibin, elas puderam perceber que ao encontra-se além de aprender a arte também e um trabalho terapêutico, ao contar historia praticasse a criação da harmonia, ao estar em ambiente harmonioso promovesse o sentimento de bem estar espiritual e ao elevar a empatia criasse o sentimento emocional e no final da tarde todas saíram com o bem estar sentimental, emocional e espiritual renovado.

biscuit-parte-3-14

olhos atentos ao modelar.

As griôs com a massa

Facilitadora e uma das griôs

Hoje tem Literatura? Tem sim senhor.

outubro 21st, 2016

A Biblioteca Casa Viva e a Escola Municipal Estado do Guanabara realizaram no dia 18 de outubro a 6ª edição do Fórum Cultural literário no auditório da escola. Palestrando estavam os ilustres escritores infanto-juvenis Luciane Rangel autora do livro Tenshi , Um Anjo sem asas e Destinos de papel; Marcos de Sousa  autor do livro Mensageiro da Morte; Bia Carvalho autora do livro  O presente, Jardim de escuridão, Horas noturnas entre outros;  Aimee Oliveira autora do livro Pela janela indiscreta; Sérgio Pereira autor de  Enviada e de Christiano Torreão ator e  dublador oficial há mais de 20 anos do ator Leonardo Di Caprio, tendo feito também ao longo de sua carreira as vozes do Noturno do filme X- men entre outros. No auditório junto com essas feras da literatura estavam presente mais de 100 estudantes da escola que os envolveram com muitas perguntas sobre suas carreiras, o início de suas obras, o porquê de escrever livros e o que os inspirava. Foi um dia inspirador para os jovens e escritores.

A arte também esteve presente.

O corredor que antecede ao auditório foi o local escolhido pela Oficina Portinari para exibir a exposição “Fluir da Criatividade infantil” e sortear alguns exemplares do livros “Caderno de ilustrações Oficina Portinari”.

Auditório completamente lotado.

Livros e autores

A interação entre jovens e autores

Sorteio do livro "Caderno de ilustração Oficina Portinari"

Sorteio do livro “Caderno de ilustração Oficina Portinari”

Casa Viva na comemoração do dia das crianças

outubro 20th, 2016

O dia das crianças já passou mas o casa Viva não podia deixar de comemora essa data tão importante. No dia 19 de outubro o pátio do Casa Viva virou um playground com muita alegria e diversão para os pequenos.

Confira algumas fotos.

festa-do-dia-das-criancas-1 festa-do-dia-das-criancas-47 festa-do-dia-das-criancas-63

Boletim de Setembro 2016

outubro 20th, 2016

Confiram o que aconteceu em Setembro no Casa Viva.

boletim-de-setembro-2016

As Grios de Manguinhos

outubro 19th, 2016

No dia 20 de outubro, no auditório do Espaço Casa Viva, se iniciará mais uma Oficina das Grios de Manguinhos e abordará o tema sobre: Mães Especias, que começará as 14h.

14696758_1853402264879294_1979014363_n