Últimos detalhes

setembro 21st, 2016

Semana começando, porém os preparativos não pararam: a Escola de Música afina os instrumentos, a Oficina Portinari separa as tintas, a Biblioteca de Manguinhos escolhe os últimos livros e o Música na Calçada ensaia o repertório para mais uma participação no belíssimo evento Fiocruz Pra Você 2016.

Escola de Música de Manguinhos

Escola de Música de Manguinhos

Escola de Música de Manguinhos

Escola de Música de Manguinhos

Música na Calçada

Música na Calçada

Rumo ao Fiocruz pra Você 2016

setembro 14th, 2016

Nas próximas duas semanas o Casa viva estará nos preparativos para o Fiocruz Pra Você 2016, que acontecerá no dia 24/09. Como todos esses anos o Casa viva estará presente com tudo que tem de melhor: Escola de Música, Biblioteca Casa Viva, Oficina Portinari, Grupo Música na Calçada e mais.

aulas-5 aulas-7 aulas-7-2

Griôs com Auto estima

setembro 13th, 2016

Auto estima, amor próprio, superação. As Griôs de Manguinhos receberam nesta quinta (08/9), a facilitadora Carla Moura Lima para um bate papo sobre os medos, sonhos e desafios pessoais em busca da felicidade. Carla deu dicas importantes para “destravar” a expressão de opinião, como construir hábitos empoderadores e o cuidado que devemos ter com o próximo e, principalmente, conosco.

A Oficina de Mulheres “Griôs de Manguinhos” acontece todas as quintas feiras, a partir das 14h no Espaço Casa Viva. Venha participar!

 

Carla Moura

Facilitadora Carla Moura

autoestima-parte-2-9

Tricotando assuntos sobre auto estima

autoestima-parte-2-15

As Griôs

 

 

Tarde artesanal

setembro 2nd, 2016

Caixinhas para guardar bijuterias, bonecos, enfeites, ponteira de lápis. A arte do biscuit permite uma infinidade de formas e utilidades.  A Oficina de Mulheres “Griôs de Manguinhos” desta quinta-feira (01/09), convidou as participantes a exercitarem, através da modelagem do material, a criatividade e o cuidado na confecção de bonecas “griôs”. Como ressaltou Elaine Gibin, artesã e facilitadora da atividade: o trabalho manual requer paciência e atenção aos detalhes, e é muito bom ter esse tempo para nós, criando coisas tão bonitas.

BISCUT (parte 2) (14)

A Griô com muita atenção em fazer a cabeça do boneco.

BISCUT (parte 2) (23)

Outra Griô com sua determinação em fazer os cabelos encaracolados de sua boneca.

BISCUT (parte 2) (45)

Nós unidas.

Boletim de Agosto

setembro 1st, 2016

Boletim de Agosto 2016

Direitos das Mulheres

agosto 25th, 2016

GRIÔS DE MANGUINHOS

“Companheira me ajuda

Que eu não posso andar só

Eu sozinha ando bem

Mas com você ando melhor!”

 

A cada 5 minutos uma mulher é agredida no Brasil, segundo os dados do Mapa da Violência – Homicídio de Mulheres de 2012. A Oficina de Mulheres “Griôs de Manguinhos”, promovida pelo Espaço Casa Viva/RedeCCAP, retomou as atividades nesta quinta-feira (25/08) colocando em debate os direitos das mulheres, empoderamento, feminismo negro e a importância de se construir redes de acolhimento e fortalecimento entre as mulheres.

 

Roberta Eugênio, advogada do Instituto de Defensores dos Direitos Humanos (DDH) e militante dos movimentos feminista e negro, apresentou um panorama das conquistas históricas das mulheres, como o direito ao voto, ao divórcio, à educação, à não-violência familiar e os marcos legais que trouxeram mudanças fundamentais para a consolidação dessas garantias. A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/06), que tem como objetivo coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, também foi discutida durante o encontro das Griôs.

 

Venha para os encontros das Griôs de Manguinhos!

Toda quinta-feira, a partir das 14h, no Espaço Casa Viva.

DIREITO DAS MULHERES-4 DIREITO DAS MULHERES-15 DIREITO DAS MULHERES-44

Chegou a Hora

julho 29th, 2016

Chegou a hora dos adolescentes do Letc refletir e discutir o atual momento politico do país,das Griôs de Manguinhos passar pro papel suas historias de vida na oficina de literatura, do mundo imaginário das crianças da Oficina Portinari refletir no mundo real dos adultos.

Chegou a hora de acorda mais cedo no sábado (30), passar um paninho na guitarra, afinar a garganta encher o peito de ar e gritar “HOJE TEM APRESENTAÇÃO DA ESCOLA DE MÚSICA”.

E chegou a hora de nos encontrarmos todos e, mais uma vez, curtir o resultado de todos os ensaios, aulas, conversas: é a culminância do bimestre e a Escola de Música de Manguinhos tem muito o que mostrar.

 

Passando pro papel sua historia de vida.

AULA (10)

A arte de imaginar.

DSC_0010

a arte de tocar.

Dia Suave

julho 22nd, 2016

Um leve dia no Casa viva, a EMM ajustando pequenos detalhes e os professores da Oficina Portinari “deixaram” as crianças brincarem de fazer arte.

Olhar atento na explicação do professor

Olhar atento na explicação do professor

Grupo de violão

Grupo de violão

Descontração dos alunos da Oficina Portinari

Descontração dos alunos da Oficina Portinari

Pintando sua arte

Pintando sua arte

 

Dia de Poesia

julho 21st, 2016

Paulo Leminski, Moacy Cirne, Fernando Pessoa, Pablo Neruda, Alice Ruiz e Matsuo Bashō participaram, através de suas obras, da Oficina de Mulheres.

Hoje a facilitadora Brunna Arakaki citou alguns poemas desses artistas que fizeram com que as griôs respirassem e criassem poesia através do exercício de observação. Primeiro a partir de uma caneca e depois da observação do ambiente. Assim elas puderam “viajar” nos sonhos das palavras e criar suas próprias obras.

Tarde fria, ventos geados

Griôs reunidas

Num abraço, o casaco

confira mais fotos no facebook

https://www.facebook.com/casaviva.redeccap

resultado do exercício

Resultado do exercício de observação

Exercício de observação

Exercício de observação

Griô Carol

Griô Carol

Trem da Cultura

julho 20th, 2016

A locomotiva Casa viva está em pleno a vapor, Segunda-feira (18/07) aconteceu o tradicional Arraiá do Casa Viva com comidas, brincadeiras e músicas típicas de uma festa tradicionalmente nordestinas, Terça-feira (19/07) houve o ensaio do Grupo Música na Calçada as aulas da Oficina Portinari e Escola de Música, onde a turma de Música e Sociedade participaram de uma roda de conversa com o  violonista estadunidense DANIEL MONROE ,no Colégio Estadual Compositor Luiz Carlos da Vila, contando um pouco sobre sua trajetória na música, gêneros musicas que o influenciaram e como viver um musico no sudeste do EUA (Tennessee); E por fim Hoje (20/07) continuamos com as aulas/ensaio da EMM.

A locomotiva segue em frente e sua próxima parada será no dia 30/07 para mais uma belíssima Apresentação Musical.

Confira algumas fotos.

MNC

MNC

Thallyssiane Aleixo vocalista do MNC

Thallyssiane Aleixo vocalista do MNC

Tomas Rosati integrante do Música na Calçada

Tomas Rosati integrante do Música na Calçada

Os alunos do Ce Compositor Luiz Carlos da Vila e alunos EMM

Os alunos do Compositor Luiz Carlos da Vila e alunos EMM

Daniel Monroe

Daniel Monroe

Daniel Monrae e intérprete

Daniel Monrae e intérprete

EMM

EMM

EMM

EMM

EMM

EMM

Pescaria

Pescaria

Pescaria

Pescaria

Sinhazinha e o xerife

Sinhazinha e o xerife

Sinhazinhas do Casa Viva

Sinhazinhas do Casa Viva

ARRAIÁ DO CASA VIVA (8)

Mesa típica de uma festa Junina

Mesa típica de uma festa Junina