Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the all-in-one-wp-security-and-firewall domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/redeccap/www/wp-includes/functions.php on line 6131
Nossa história – RedeCCAP

A RedeCCAP foi fundada legalmente em 2003, mas tem um acúmulo de atuação no território de Manguinhos desde 1995 com o CCAP – Centro de Cooperação e Atividades Populares – onde diversos empreendimentos populares foram desenvolvidos como:

  • Atrever (tv comunitária);
  • Casa Viva (Educação complementar de crianças e adolescentes);
  • Cectz (Centro de Educação Comunitária Tia Zilda);
  • Peja Manguinhos (Programa de Ensino de Jovens e Adultos – Ensino Fundamental e Médio);
  • FMA-CCAP (Fundo de Mutua Ajuda em microfinanças);
  • Najuc (Núcleo de Apoio Jurídico a Comunidades);
  • Kuarup (esportes – futebol) e
  • Sistema de Comercialização Alternativa (Segurança Alimentar).

Em seu histórico, a instituição também acumula experiências em empreendimentos populares com a execução de projetos de economia solidária como o FMA – CCAP ( Fundo de Mútua Ajuda em microfinanças) e do Sistema de Comercialização Alternativa, propostas inovadoras experimentadas no Morro da Lagartixa, Morro da Pedreira e no Complexo de Manguinhos. Desde então a instituição vem contribuindo para o desenvolvimento local e implementando novos empreendimentos sociais em territórios favelizados.

Ao largo dos anos, a RedeCCAP foi empreendendo ações que estimulam o conhecimento crítico através de programa de educação de jovens e adultos, projetos culturais estruturantes e, sobretudo de geração e renda apostando na sustentabilidade e no protagonismo local. Assim, desenvolveu o programa de Educação de Jovens e Adultos, em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/FIOCRUZ no espaço da sede da instituição, até o ano de 2020, atualmente desenvolvido somente na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/FIOCRUZ.

Na atualidade, atividades de educação musical e formação artística, iniciadas em 2003, na favela da Vila Turismo, em Manguinhos, vêm integrar o atual Empreendimento Espaço Casa Viva da RedeCCAP, com os projetos da:

  • Escola de Música de Manguinhos – EMM;
  • Oficina Portinari;
  • Biblioteca Casa Viva com o projeto LêArte;
  • integrando o projeto Circuito do Conhecimento e de pesquisas e balização de dados a cerca da literatura em territórios periféricos e sobre políticas públicas saudáveis.

Desta forma, é importante também ressaltar que a nossa visão sobre a garantia de direitos também perpassa a esfera da formulação, fortalecimento e controle social de políticas públicas, na qual a nossa instituição também toma parte nas instâncias consultivas, de gestão e participação social; tanto as oficialmente instituídas, como comitês e conselhos vinculados a políticas públicas, bem como nas de âmbito territorial, como o Conselho Comunitário de Manguinhos e Observatório da Sub-bacia do Canal do Cunha.