A REDECCAP foi fundada em 2004, mas tem um acúmulo de atuação no território desde 1995 com o CCAP- Centro de Cooperação e Atividades Populares. No CCAP diversos empreendimentos populares foram desenvolvidos como a Atrever (tv comunitária), o Casa Viva (Educação complementar de crianças e adolescentes), o Cectz (Centro de Educação Comunitária Tia Zilda), o Peja (Programa de Ensino de Jovens e Adultos – Ensino Fundamental e Médio), o FMA-CCAP (Fundo de Mutua Ajuda em microfinanças), o Najuc (Núcleo de Apoio Jurídico a Comunidades), a Kuarup (esportes – futebol) e o Sistema de Comercialização Alternativa (Segurança Alimentar).

A Redeccap possui um acúmulo de experiências em empreendimentos populares quando implementou projetos de economia solidária como o FMA – CCAP ( Fundo de Mútua Ajuda em microfinanças) e Sistema de Comercialização Alternativa, propostas inovadoras experimentadas no Morro da Lagartixa, Morro da Pedreira e no Complexo de Manguinhos. Desde então a instituição vem contribuindo para o desenvolvimento local e implementando novos empreendimentos sociais em territórios favelizados.

Ao largo dos anos a Redeccap vem empreendendo ações que estimulam o conhecimento crítico através de programa educação de jovens e adultos, projetos culturais estruturantes e, sobretudo de geração e renda apostando na sustentabilidade e no protagonismo local.

A partir de 2003, na favela de Vila Turismo começaram as atividades de educação e formação artística em Manguinhos, como a Escola de Música de Manguinhos, a Oficina Portinari e a Biblioteca Casa Viva, que hoje integram o Programa Casa Viva. Além disso também se desenvolveu o programa de Educação de Jovens e Adultos, atualmente desenvolvido em parceria com a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/FIOCRUZ.

É importante também ressaltar que a nossa visão sobre a garantia de direitos também perpassa a esfera da formulação, fortalecimento e controle social de políticas públicas, na qual a nossa instituição também toma parte nas instâncias consultivas, de gestão e participação social, tanto as oficialmente instituídas como comitês e conselhos vinculados a políticas públicas, bem como nas de âmbito territorial como o Conselho Comunitário de Manguinhos e Observatório da Sub-bacia do Canal do Cunha.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/redeccap/www/wp-includes/functions.php on line 4757

Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/redeccap/www/wp-includes/functions.php on line 4757