Hoje aqui no blog teremos o relato da Professora de Música Cristine Ariel, seu planejamento de aulas e suas reinvenções.
Durante as férias de dezembro/janeiro, uma ideia veio à cabeça: por que não utilizar os espaços da escola, paredes, teto, chão e portas, para reforçar o aprendizado musical dos alunos? “Se as notas ‘sobem e descem’, que tal a gente marcar os degraus das escadas com as notas musicais?”
Pronto! Desafio lançado.
Planejamento das Aulas
Dedicamos algumas semanas das férias para planejar, pensar qual seria o melhor material, medir a profundidade, altura e largura dos degraus, comprar o material, cortar, medir para ver se ficaria legal, retocar o corte. {Usei a palavra “dedicamos” porque nessa empreitada, envolvi pai, mãe, namorado, prima, primo}.
E deu certo! As letras estavam prontas para ser coladas.
Tivemos a primeira reunião de planejamento do ano com a equipe e professores para decidir o retorno das aulas, e o importante nessa história: quando seria a mega faxina para lavar bem as escadas para colarmos as notas nos degraus.
Mas, a única água que vimos nessa história foi o banho de água fria que a Covid-19 deu nas nossas vidas.
O que faremos agora? Como podemos ajudar? Como chegar na casa das alunas e alunos? E as letras?
Então, replanejamos!
Bem… as letras estão guardadas em cima do armário, na esperança da vida pós-covid passar. Sendo momentaneamente substituídas por telas de computador, celular, quadros digitais, vídeos, fotos, ligações, lives.
Por ora, assim que retornarmos às aulas, os espaços da escola, paredes, teto, chão e portas, precisarão ser marcados para reforçar que o distanciamento social e a higiene pessoal são necessários. As notas podem esperar até que o novo normal se estabeleça e possamos nos reinventar com segurança.
Com saudade de todas e todos.
E com lembranças do Marcão.
Por Cristine Ariel
Maravilhoso
Vamos voltar sim,
E melhores seres humanos
Te amo Cris