Recesso até 8 de Agosto

O Espaço Casa Viva entrou em recesso das aulas no dia 18 de Julho e permanecerá até o dia 8 de Agosto. A equipe Casa Viva continua trabalhando para implementar novas práticas de apoio ao desenvolvimento dos alunos.

We are in recess until Aug. 8. Casa Viva‘s team continues to implement newworking practices to support the development of students.

Lançamento Conselho Comunitário de Manguinhos

No dia 06/Julho de 2011 O grupo Música na Calçada e o Cleber Daltro, foram convidados pra tocar na abertura do Lançamento Conselho Comunitário de Manguinhos

Este encontro teve como objetivo a apresentação do Regimento Interno e a aprovação dos Grupos Temáticos do Conselho Comunitário de Manguinhos. que foi realizado NO CRJ – Centro de Referência da Juventude – Trabalho Social do PAC.

GOVERNO DO ESTADO CRIA CONSELHO COMUNITÁRIO EM MANGUINHOS

06/07/2011 – 20:09h – Atualizado em 06/07/2011 – 20:16h
» Por Virgínia Cavalcante

Escritório de Gerenciamento de Projetos da Casa Civil é responsável pela iniciativa

Para garantir que os moradores do Complexo de Manguinhos trabalhem em conjunto em direção à auto sustentabilidade, foi lançado, nesta quarta-feira (6/7), o Conselho Comunitário. A ação contará com a participação igualitária dos moradores, governo, sociedade, instituições e da iniciativa privada. O Escritório de Gerenciamento de Projetos da Casa Civil (EGP-Rio), através do PAC Social, é responsável por esta iniciativa.

A coordenadora social do PAC, Ruth Jurberg, contou que o Conselho Comunitário será uma ferramenta para que no futuro os moradores, junto com outras instituições da região, possam fazer uma gestão compartilhada de todas as comunidades que compõem o entorno de Manguinhos.

– Avançamos na área social do PAC. Estamos consolidando um sonho que há quatro anos parecia impossível. Este Conselho permitirá, a partir de agora, que a gente consiga o que sempre imaginamos. Estamos no caminho certo – explicou Ruth.

Os participantes se dividiram em grupos temáticos nas áreas de saúde, educação, turismo, urbanismo, meio ambiente, esporte e lazer, trabalho e renda, cultura e comunicação, atuando de forma a sensibilizar e mobilizar atores políticos, sociais e econômicos.

– Este Conselho Comunitário veio em boa hora. A partir de agora, poderemos participar das reuniões e reivindicarmos o que é preciso. Vamos deixar tudo aqui bem melhor do que já está. Esta oportunidade é muito boa para nós – disse a vice-presidente da comunidade CCPL, Cândida Privado.

Após organizar seu funcionamento, o Conselho promoverá o Fórum Comunitário, com a intenção de tornar públicas as suas ações e propostas e avaliar os seus encaminhamentos com a participação aos moradores destas localidades. O Conselho Comunitário é um dos resultados do Trabalho Social do PAC Manguinhos.”

Fonte: http://www.rj.gov.br/web/casacivil/exibeconteudo?article-id=530941

Conselho Comunitário de Manguinhos 06-07-2011 (7)

Conselho Comunitário de Manguinhos 06-07-2011 (6)

Conselho Comunitário de Manguinhos 06-07-2011 (26)

Conselho Comunitário de Manguinhos 06-07-2011 (13)

Conselho Comunitário de Manguinhos 06-07-2011 (4)

Festival de Redação Tema “Bullying”

Alunos do Reforço da Aprendizagem e da Oficina Portinari participaram juntos de uma atividade que envolveu a Biblioteca Espaço Casa Viva, era o Festival de Redação, e os alunos fizeram redações sobre o tema “Bulling”.

“Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesabully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.”

bullying

bullying

Debate sobre bulling (12) (1)

Debate sobre bulling (18)

Debate sobre bulling (20)

Debate sobre bulling (25)

Debate sobre bulling (33)

Depois das redações, os alunos fizeram um debate sobre o tema.

Discussion group about Bullying. Students of “Reforço da Aprendizagem” and “Oficina Portinari” at Biblioteca Casa Viva (Casa Viva’s Library) talked abou bullying.