Recontando historias

Se contar historias é algo inexplicável imagine recontá-la, aprofundando memórias, trocando experiências com outras, pois é esse foi o tema proposto pela facilitadora Flora Tarumim.

Quem nunca ouviu historias? Pois é. Hoje pude ouvir diversas historias de pessoas com quem convivo, com quem passo oito, nove horas por dia, conversando sobre diversos assuntos, boa parte sobre o nosso trabalho conjunto, mas nunca sobre os temas tratados hoje na Oficina de Mulheres Griôs de Manguinhos.

Trabalho com uma equipe formada majoritariamente por mulheres. Essas mesmas mulheres contaram historias sobre suas trajetórias de vida e puderam relembra-las hoje, recontando com alguns detalhes, e discutindo sobre elas puderam perceber na historia da outra algumas coincidências. Veja que eu, que não sou mulher, identifiquei que as historia de abandono de pai é algo comum, ouvi que as mães delas cuidaram de suas famílias sozinhas, como minha mãe fez comigo e meu irmão. Eu, diferente do meu irmão, nem tive contato com essa tal figura de pai. Nossa hoje eu senti que nós somos diferentes, mas nossas historias não.

Griô

Relendo as historias escritas.

Conjuntos das Griôs de Manguinhos

Discutindo as historias ouvidas.

Lendo outra historias.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *