O Espaço Casa Viva de Manguinhos é um programa que foi criado em 2003 para ser um ambiente de sociabilidade e ações integradas e integradoras para envolver famílias e escolas numa relação dialógica e reflexiva objetivando valorizar a cultura de direitos, a liberdade e a participação. 

Atua na sede da Fundação Cesvi (uma organização italiana) no Rio de janeiro, situada à Rua Capitão Bragança, nº 142 em Manguinhos, que, em parceria de contrato de comodato com a Redeccap, cede as suas dependências físicas para a realização das atividades do Programa Espaço Casa Viva e seus demais projetos.

Atualmente o Programa Espaço Casa Viva abarca os seguintes projetos:

Escola de Música de Manguinhos
Oferece cursos para crianças (musicalização infantil) e cursos e Oficinas Juvenil/Adulto (sopro, percussão, cordas, entre outros). Oferece ainda: cursos de violão, cavaquinho, contrabaixo, guitarra, percussão, teclado, canto coral; promove oficinas de construção de instrumentos, prática de conjuntos e de apreciação musical, leitura, escrita e escuta, e editoração de partitura.

Oficina Portinari
Realiza exercícios (iniciação às noções básicas de desenho, pintura e dramaturgia das cores na Arte de Ver, realizando e participando de oficinas e exposições) envolvendo o participante em ensaios desenvolvedores da criatividade, que contribui para o desenvolvimento da percepção da realidade social, traduzindo o pensamento do pintor Candido Portinari: “Devemos pintar como sentimos, mas devemos saber pintar o que sentimos”.

Grupo Música na Calçada
É um grupo formado por jovens das comunidades de Manguinhos e entorno que se apresentam tocando e cantando chorinho e MPB. O Grupo Música na Calçada é fruto de todo um esforço coletivo desenvolvido no Espaço Casa Viva, se valendo também como uma possibilidade de aplicação prática de alunos oriundos da Escola de Música de Manguinhos.

Redes:

Facebook: https://www.facebook.com/espacocasavivaredeccap

Instagram: https://www.instagram.com/espacocasaviva/?hl=pt-br

Blog: https://redeccap.org.br/blogcasaviva/