Acreditamos no Fortalecimento Social que vem de uma cultura de apropriação, adoção e transformação pessoal. Acreditamos na Pluralidade Cultural que integra, aproxima e certifica a cidadania. E nas expressões e nas iniciativas sociais, que além de agregar pessoas fortalece coletivamente um ”todo” e isto alimenta e retroalimenta os indivíduos envolvidos os tornando agentes de uma verdadeira transformação social!

A FAVELA RESISTE

O Grupo Música na Calçada é resultado das oficinas de educação musical do Espaço Casa Viva/RedeCCAP realizada na favela de Manguinhos desde 2004. Sempre atentos às questões sociais, a metodologia aplicada se refere a valorização de um lugar de protagonismo, em contra ponto à um território de vulnerabilidades.
Com isto, os jovens promovem um ambiente de politização como fruto dos diálogos, ensaios e amadurecimento, tornando-os capazes de se colocarem como autores da sua história com ações de criticidade, criatividade e empoderamento.

Elementos necessários para a busca de uma sociedade mais justa e em cumprimento da função social da música.
Em 2008, como um desenvolvimento das práticas iniciadas em 2004, aproximamos a Fiocruz e a UFRJ _ Reitoria de Extensão na implementação da Escola de Música de Manguinhos. E há 10 anos temos promovido um novo fazer musical cidadã e critica.