Compreendida como um substancial empreendimento do Programa Espaço Casa Viva e da RedeCCAP, a Escola de Música de Manguinhos é um lugar de aprendizado e aprimoramento musical que oferece oportunidade de formação de grupos e/ou solistas no território de Manguinhos.

Um empreendimento capaz de revelar valores e talentos na musicalidade local, assim como na área de produção, e até mesmo o despertar utilitário de uma pré profissionalização aos interessados, mesmo não sendo o caráter principal da proposta, mas que por experiência é percebido como uma área de interesse que se manifesta na vida de muitos estudantes que são atendido pelo projeto.

Oferece cursos para crianças – musicalização infantil, cursos e oficinas juvenil/adulto- sopro, percussão, cordas e entre outros: cursos de violão, cavaquinho, contrabaixo, guitarra, percussão, teclado, canto coral e, não obstante, promove oficinas de construção de instrumentos, prática de conjuntos e de apreciação musical, leitura, escrita e escuta, e editoração de partitura.

Educação Musical

A metodologia empregada na Escola de Música e experimentada nas práticas de ensino com resultados exitosos é a do Ensino Coletivo da Música, que municia e reforça uma prática cidadã onde as vozes e os saberes dos envolvidos são respeitados, valorizados e considerados na construção de um produto comum e engajador. Temos envolvidos nesta proposta alunos de diversificadas idades, alguns jovens que atuarão como monitores para auxiliar os estudantes a partir das suas experimentações no grupo avançado de música – Música na calçada-, onde os jovens envolvidos já se relacionam pré profissionalmente com a área.

Horário de funcionamento:

Os cursos de educação musical são realizados no contra turno do horário escolar e são oferecidos diversos horários, visando atender um bom número de estudantes.