Ecomuseu de Manguinhos


logo ecomuseu de manguinhosFoi criado dentro das salas de aula do PEJA Manguinhos. Nasce das discussões de moradores de Manguinhos e Jacaré sobre identidade local. A proposta do Ecomuseu veio para lidar com dois aspectos: reconstruir uma narrativa histórica sob a perspectiva dos moradores e ressignificar o universo simbólico que deriva da expressão “Complexo de Manguinhos”. Atualmente o Ecomuseu desenvolve as seguintes atividades:

 

logo webradio manguinhos livre

Rádio Web Manguinhos Livre
Uma plataforma de podcast que, no ambiente web mas instalada no espaço Casa Viva, produz conteúdo local na perspectiva de promoção de direitos humanos. A programação busca entreter e formar ouvintes utilizando repertório de arte, de debates e de criação cultural a partir de um viés crítico.

 

logo bando editorial favelofagico

Bando Editorial Favelofágico

Coletivo de editores, escritores e produtores culturais de e atuantes em Manguinhos, que procura desenvolver a produção literária crítica a partir do olhar e vivência dos trabalhadores. Atualmente desenvolve atividades de residência literária, produção editorial e de eventos a partir da favelofagia.

 

 

Manguinhos Território em Transe
Exposição sobre a história social da cultura de Manguinhos, buscando reforçar a identidade local. A exposição é fruto de uma parceria com o Museu da Vida/Fiocruz.