Espaço Casa Viva

Este empreendimento foi criado em 2003 para ser um ambiente de sociabilidade e ações integradas e integradoras para envolver famílias e escolas numa relação dialógica e reflexiva objetivando valorizar a cultura de direitos, a liberdade e a participação. Atualmente o Espaço Casa Viva desenvolve as seguintes atividades:

Escola de Música de Manguinhos
Oferece cursos para crianças (musicalização infantil) e cursos e Oficinas Juvenil/Adulto (sopro, percussão, cordas, entre outros). Oferece ainda: cursos de violão, cavaquinho, contrabaixo, guitarra,percussão, teclado, canto coral; promove oficinas de construção de instrumentos, prática de conjuntos e de apreciação musical, leitura, escrita e escuta, e editoração de partitura.

Biblioteca Casa Viva
Promove a democratização da informação e do estímulo à leitura. Disponibiliza livros para empréstimos e trocas e atua com ações literárias em escolas e creches públicas contando histórias, promovendo rodas de leitura e realizando o Fórum Literário.

Oficina Portinari
Realiza exercícios (iniciação às noções básicas de desenho, pintura e dramaturgia das cores na Arte de Ver, realizando e participando de oficinas e exposições) envolvendo o participante em ensaios desenvolvedores da criatividade, que contribui para o desenvolvimento da percepção da realidade social, traduzindo o pensamento do pintor Candido Portinari: “Devemos pintar como sentimos, mas devemos saber pintar o que sentimos”.

Música na Calçada
É um grupo formado por jovens das comunidades de Manguinhos e entorno que se apresentam tocandoe cantando chorinho e MPB. O grupo Música na Calçada é fruto de todo um esforço coletivo desenvolvido no Espaço Casa Viva.