O princípio do trabalho em rede perpassa as relações institucionais da nossa organização. Desde a articulação interna entre os empreendimentos e as equipes, até a articulação com entes públicos, privados e organizações internacionais, a RedeCCAP também participa de instâncias colegiadas de caráter consultivo e deliberativo, bem como de grupos e redes de movimento sociais de manguinhos e da cidade. Confira abaixo esses espaços e parcerias.

 

COLEGIADOS

 

Logo-cbh-bg-65x65COMITÊ DA REGIÃO HIDROGRÁFICA DA BAÍA DE GUANABARA E DOS SISTEMAS LAGUNARES DE MARICÁ E JACAREPAGUÁ – CBH-BG

“O Comitê foi instituído pelo Decreto Estadual 38.260 de 16 de setembro de 2005. Nossa missão é integrar os esforços do Poder Público, dos Usuários e da Sociedade Civil, para soluções regionais de proteção, conservação e recuperação dos corpos de água, viabilizando o uso sustentado dos recursos naturais, a recuperação ambiental e a conservação dos corpos hídricos quanto aos aspectos de quantidade e qualidade das águas da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara.”

fonte: site do CBH-BG

 

 

Subcomitê da Baía de Guanabara – trecho Oeste

 

CONSELHOS

 

CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL – CMAS

“Este conselho aprova a proposta orçamentária a ser encaminhada à Câmara Municipal pelo Poder Executivo, para ações e serviços de assistência social, além de participar da elaboração do Plano Municipal de Assistência Social.”

fonte: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro

 

logo cmdcaCONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – CMDCA

“O CMDCA-Rio é um órgão criado por lei para formular e deliberar políticas públicas relativas as crianças e adolescentes, em conjunto com as áreas de saúde, meio ambiente, assistência social, educação, entre outras. Controla as ações em todos os níveis e organiza as redes de atenção à população infanto-juvenil, promovendo a articulação das ações, das entidades e dos programas da sociedade civil e dos governos.”

fonte: site CMDCA-Rio

 

 

REDES

 

Canal do Cunha visto da Av. BrasilGRUPO DE ARTICULAÇÃO DOS POVOS DA SUB-BACIA DO CANAL DO CUNHA

Juntamente com outras organizações de favela e apoio da Cooperação Social/Fiocruz, o objetivo do grupo é mobilizar a participação popular para fortalecer o controle social e na elaboração de políticas públicas ligadas à saúde ambiental a partir desses territórios sócio e ambientalmente vulnerabilizados. Esse trabalho acontece através da participação no CBH-BG e também no Subcomitê da Baía d Guanabara – trecho Oeste, bem como na organização e participação em eventos (oficinas, encontros e debates) e também na construção do Observatório do Canal do Cunha.

 

 

reunião da rede manguinhos tem culturaREDE MANGUINHOS TEM CULTURA
Essa Rede foi formada a partir da I Mostra Cultural de Manguinhos, ocorrida em julho de 2013 e organizada pelo Ecomuseu de Manguinhos, o Projeto CAIS e o CIAB. O objetivo da rede é o fortalecimento mútuo entre os agentes culturais de Manguinhos. Em 2015, aconteceu a primeira edição da Agenda Cultural Mandela Vive que foi coordenada pelo Ecomuseu e contou com a participação de diversos atores participantes dessa Rede.

 

 

PARCERIAS

 

Coordenadoria de Cooperação Social da Presidência/FIOCRUZ

“A Coordenadoria de Cooperação Social é o orgão da Presidência da Fiocruz responsável pela indução, pelo fomento e pela articulação de projetos e programas sociais desenvolvidos pela Fundação, principalmente nos territórios do entorno de seus campi.”

Cesvi

UFRJ