Programa de Alimentação e Nutrição

O período da pandemia escancarou, mais que nunca, a necessidade de cuidados e a importância de um corpo saudável para a prevenção de doenças e fortalecimento do sistema imunológico. Sendo a alimentação um componente importante no processo de garantia de uma  melhor qualidade de vida. Contudo, não só em regiões de exclusão, com baixa renda per capita, mas em alguns setores da economia, opera a lógica de que há vantagem no consumo de alimentos processados. Sem darmos destaque às falácias argumentativas dos setores da economia acerca de segurança alimentar, sustentabilidade, desenvolvimento e inclusão social, no geral, os mais comuns dos argumentos são o menor custo, a disponibilidade e conveniência no rápido preparo das refeições…

Contudo, não é necessário um estudo aprofundado para avaliarmos que os malefícios dos alimentos processados superam, de longe, os possíveis argumentos existentes em prol destes. Grandes quantidade de sal, gordura e açúcar -que até podem fazer parte do prato, desde que em pequenas quantidades- e aditivos como conservantes, antioxidantes, acidulantes, reguladores de acidez, aromas, ingredientes aromatizantes, realçadores e mascaradores de sabor, adoçantes, corantes, sais e substitutos, que segundo artigo da BBC News Brasil podem “estar ligados a distúrbios de comportamento, transtornos mentais, alergias, alterações no metabolismo do corpo, obesidade e câncer” 1

Em tocante ao argumento do menor custo, este cai por terra quando avaliamos de perto. Comidas saudáveis podem, sim, ser um pouco mais trabalhosas de preparar, mas não são mais caras e menos acessíveis. Podendo ser, inclusive, uma opção mais barata! Algumas dicas para seu consumo são: 2

  • Escolher frutas/legumes da estação;
  • Comprar na proporção certa para evitar desperdício;
  • Congelar alimentos e etc…

Dessarte, o Espaço Casa Viva/RedeCCAP, com o propósito de promover o estímulo à alimentação saudável e construção de novos hábitos, implementou nesta segunda semana de março o Programa de Alimentação e Nutrição. Que consiste em agregar à rotina das crianças, dentro das nossas unidades, uma proposta de lanche saudável após as atividades que realizam.

Contamos com a ajuda das educadoras dos projetos Oficina Portinari e Biblioteca Casa Viva, que são as pessoas responsáveis por preparar os lanches e, atualmente, da nutricionista Larissa Nobre que é responsável pela elaboração dos cardápios semanais.

Nosso objetivo é deixar um legado para todo aquele que participe de nosso projeto!!!

Legado de cultura, resistência, arte, autonomia e por quê não, da importância de uma alimentação saudável? Cultivar a ideia de que, para se alimentar saudavelmente não é preciso de muito. Podemos nos alimentar de forma saudável com opções que, muitas vezes, já temos em nossas mesas, melhorando apenas a qualidade da refeição incluindo peças chaves como: frutas, sucos, bons recheios de pães, melhores opções de biscoitos…

 Estamos avançando e felizes em ver os nossos felizes! 💚

1 https://www.bbc.com/portuguese/geral-59082513#:~:text=A%20Ci%C3%AAncia%20ainda%20%C3%A9%20inconclusiva,do%20corpo%2C%20obesidade%20e%20c%C3%A2ncer.

2 https://sophiederam.com/br/comidas-saudaveis-e-baratas/

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.