Exposição “Olhar da Esperança”_2022
Registro exposição na Fiocruz

“É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; (…) Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…”

Paulo Freire (1921 – 1997), o Patrono da Educação Brasileira

No ano de 2022, a oficina de artes integrante do programa Casa Viva/RedeCCAP, o projeto Oficina Portinari – A arte de ver Manguinhos, teve como mote o tema: “Olhar da Esperança: Um lugar sobre a inocência“.

Registro do curso de desenho e construção das telinhas

O projeto que estimula crianças e adolescentes a desenvolverem um outro olhar para o ambiente, a saúde e a vida em Manguinhos, trabalharia o tema esperançar, sendo construído junto com os estudantes sob a perspectiva da Arte de ver Manguinhos como um lugar de possibilidades. contaria com desenvolvimento metodológico e base, um curso de desenho que teria como culminância o nascimento da exposição homônima do tema.

Caminhada para produção das imagens

Sob esse prisma, as atividades do projeto se iniciaram com um amplo diálogo com as crianças participantes (na faixa etária de 07 a 12 anos de idade) sobre a importância das referências locais, com a identificação de pontos na favela de Manguinhos referidos por elas, oportunizando uma caminhada com as professoras, pelo território de Manguinhos, a partir de suas percepções do território e dos lugares de referência na favela como: a “pracinha do Marcelo”, a Torre, o campo Society, a capela São Daniel, a Escola de Samba de Manguinhos, a Horta e os pontos de lanchonetes.

Na oportunidade, os alunos contaram com as orientações de percepção e ângulo fotográfico da arte educadora da Biblioteca Espaço Casa Viva/RedeCCAP, Grace Ellen e foram produzidas fotos destes locais pelas crianças para que fossem replicadas por elas e pelo olhar delas.

Registro caminhada para produção das imagens na pracinha do Marcelo

Em sala de aula as crianças copiaram as fotos utilizando papel vegetal e de um modo ampliado foram passando para as telas. Utilizando técnicas de pintura, cópia, transferência, perspectiva e ampliação de imagem na produção das telas expositivas.

À vista disso, ao longo do ano foram produzidas telas no curso de artes que compõem a Exposição da Oficina Portinari – A Arte de Ver Manguinhos.

No total de 10 telas é composta a exposição, titulada: “Olhar da Esperança”, que teve sua inauguração expositiva no dia 16 de agosto do mesmo ano, no auditório Elenice Saturnino do Espaço Casa Viva/RedeCCAP, local que se manteve até novas exibições.

Assim, no dia 19 de novembro, sábado de evento em comemoração da conscientização e resistência da Consciência Negra, com o tema: Negros de todos os lugares, na via pública frente à sede da RedeCCAP, nas ruas de Manguinhos, aconteceu a segunda exibição da Exposição de telinhas.

E ainda em novembro, no sábado subsequente à segunda exibição, no dia 26 de novembro, aconteceu a terceira exibição da Exposição de telinhas na proposta arte de ver Manguinhos com o tema: Olhar da esperança, nas dependências da Fiocruz.

Exposição a transeuntes, em Manguinhos

Arte educadoras do Projeto Oficina Portinari_

Elaine e Paula

Exposição na Fiocruz

Serviço:

A exposição segue disponível online no site Artsteps, in: Exposição Olhar da Esperança

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.