Manguinhos vai à Ópera

Na última segunda-feira de junho (27) os alunos da Escola de Música de Manguinhos estiveram na Ópera “O Engenheiro” – de Tim Rescala, na Escola de Música da UFRJ, a convite da professora de canto, Antonilde Pires, profissional atuante no espaço musical que participou da concepção da pesquisa e ações afirmativas desta ópera e é professora da Escola de Música de Manguinhos.

A trama que, segundo sinopse, enfoca a trajetória do engenheiro André Rebouças (1838 – 1898), sua proximidade com a Família Real e atuação nos bastidores do emblemático 15 de novembro, com abordagem da visão do engenheiro sobre a escravidão, das reações conturbadas ao acontecimento, até seu exílio; pode ser acompanhada pelos alunos da escola sob supervisão do programa do Espaço Casa Viva.

Toda saída da Escola de Música de Manguinhos não se materializa como um simples passeio, muito menos por algo que possivelmente possa ser visto como desnecessário por alguns. Em específico este último, sim, crianças da favela foram à ópera! Firmados no horizonte de que não somente de provisões básicas de sobrevivência devem ser supridos, impregnados da certeza que bens e serviços produzidos por uma sociedade democrática devem ser acessíveis e consumidos não somente por uma parcela privilegiada desta e que podem sim exercer com dignidade o usufruição destes sem hierarquização de direitos sociais.

Queremos noticiar que crianças da favela foram à ópera, mas que isso, nossas crianças deram e dão passos de exercício de cidadania.

Viva a cultura!

Viva Manguinhos: O nosso lugar de resistência e de transformação!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.