Primeira Apresentação Trimestral da Escola de Música de Manguinhos 2022

Tendo a arte de fazer acontecer como um ato de resistência, na manhã do último sábado (21) o Espaço Casa Viva/RedeCCAP promoveu a primeira apresentação letiva trimestral do ano de 2022, da Escola de Música de Manguinhos. Com o objetivo de colocar em prática a metodologia de ações de formação artística e de produção cultural, a manhã pode estabelecer mais que isso, se lançando a fortalecer o desenvolvimento cultural de Manguinhos e datando o momento como uma expressão sócio cultural que tem um marco de ação de políticas públicas e democráticas, norteadoras do projeto e do programa Espaço Casa Viva.

As apresentações da Escola de Música de Manguinhos são datadas por ser estabelecidas como a culminância de processos de aprendizagem, promovendo a participação social, a produção de conteúdos e desenvolvendo ações de formação e de práticas de itinerância capazes de fomentar espaços de empreendimentos e de produção da cultura. Com este desígnio, a programação foi marcada não só por diverso repertório nordestino, tema da apresentação, mas também por canções da MPB, reforçando a valorização da diversidade cultural brasileira. O resultado de três meses de aulas ministradas, de aplicação da metodologia de ensino coletivo e impulsionamento reflexivo, culminou em um repertório, onde os professores e alunos puderam constituir arranjos musicais e canções como Baião e Ijexá, Asa Branca, Trem Bala e Esperando na Janela, que puderam ressoar até para os transeuntes externos ao Espaço.

Na manhã foi reunida a comunidade, funcionários, convidados, alunos e familiares para a apresentação no auditório Elenice Saturnino, sendo toda participação social no espaço corroboradora com o fortalecimento da comunidade e endossadora das ações de participação crítica e cidadã que os projetos fomentados pela RedeCCAP aspiram nos territórios de favela e periferia. Estas apresentações já são um marco significativo no cotidiano dos presentes e, apesar das marcas da pandemia ainda poderem ser sentidas, nesta primeira edição de 2022, a ânsia pelo encontro pode ser percebida pela presença maciça de participantes no local, superior à sua última edição presencial que ocorreu no ano de 2019, já que em 2020 e 2021 a escola precisou ter suas atividades presenciais totalmente congeladas, sendo estabelecidas através do formato on-line. 

Ao chegarem ao local, todos foram recepcionados por um mural de desenho e pintura confeccionado pelo Projeto Oficina Portinari, que lhes dava as boas-vindas e demarcava o clima da manhã. Além de ter seu peito acalentado pelo encontro musical promovido por seus entes alunos da escola, os responsáveis participantes tiveram um momento a mais de afago, pois a apresentação teve um momento dedicado a homenagear a pessoa querida, com inspiração à data comemorativa no início do mês de maio; assim, o mural pode oferecer um espaço de estética bonita e tocante, e mesmo quem não é um fotógrafo compulsivo fez uma parada para o registro da ocasião.

A apresentação letiva e a Escola de Música de Manguinhos são parte do Programa Espaço Casa Viva_RedeCCAP, onde a arte de fazer acontecer é um ato de resistência!!!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.