LIVE – Saúde Mental em Tempos de Pandemia

“A pandemia de Covid 19 está nos lembrando mais uma vez que a saúde mental e tão importante quanto à saúde física” diz DR TedrosAdhanomGhebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) em uma mensagem de vídeo.

O Casa Viva Convida realizou uma LIVE no you tube para falarmos sobre um tema que com a pandemia da COVID 19 se acentuou muito este últimos dois de anos, a saúde Mental e para papear sobre o tema a mediadora Elaine Gibin contou com a presença de um voluntário de uma comunidade terapêutica e estudante de psicologia da Estácio de Sá Silvio Cesar, a pós-graduada em Saúde Mental e atenção em psicossocial Liane Coroline e a coordenadora do Espaço Casa Viva/RedeCCAP Elizabeth Campos.

A LIVE teve como objetivo de esclarecer de forma simples os efeitos que a pandemia pode e vem causando na saúde mental da população, segundo a Liane esse esclarecimento só será comprovado quando estivermos passados por isto:

“Ainda é um pouco cedo para dizer quais as patologias que estão acontecendo, precisamos um pouco mais de estudos porque ainda estamos vivendo esse período de pandemia”, ela conclui que período social muito especifica e requer cuidados.   

Como ter esses cuidados?

Um estudo da OMS aponta 93% dos países em todo mundo interromperam serviços essenciais a saúde mental, o estudo diz que com a pandemia teve um aumento a demandas de serviço a saúde mental. Luto, isolamento, perca de rende e medo vem desencadeando problemas de saúde mental ou agravando os existentes.

“mas a gente tem uma psicologia muito elitizada que chega muito pouco a população mais pobre” diz Liane.

Para o Silvio é ainda um tabu falar sobre saúde mental em tempos atuais:“as pessoas querem cuidar do corpo, mas não da saúde mental”

Como passar pela essa pandemia e manter uma saúde mental saudável?

Silvio aponta que uma mudança de comportamento ajudar.

“comecei a pedalar (andar de bicicleta) fazer atividade física, porque atividade física ajuda na respiração”.

Já a coordenadora Elizabeth Campos  Espaço Casa  Viva/RedeCCAP explica  que a arte através da música, da pintura ou até mesmo do artesanato podem aliviar os problemas  que essa pandemia traz.

“Usar a arte seja a música, seja o desenho, seja o artesanato, seja o poema, seja uma poesia ou um verso e aquele momento que a gente está colocando nossos sentimentos, que a gente está expressando… a arte tem essa função também de desatar nós, de colocamos nosso sentimento para fora”.

Fala da Elizabeth Campos

Neste ano de 2021 o Espaço Casa Viva/RedeCCAP está realizando todas suas atividades remotamente entendemos que junto com ciência, a arte, a educação e a cultura são a luz para esses tempos nebulosos.

Links:

Live Saúde Mental

Mensagem do Diretor-Geral da OMS

Pesquisa do Ministério da Saúde

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.